quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Proposta obriga escolas a utilizar Libras com estudantes surdos


A Câmara dos Deputados analisa proposta que obriga as instituições de ensino públicas e privadas a utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com todos os estudantes surdos em qualquer nível ou modalidade da educação básica. A medida está prevista no Projeto de Lei 2040/11, do Senado.
Pela proposta, as escolas deverão contar com professores bilíngues, tradutores, intérpretes e profissionais de tecnologia de comunicação em Libras. Além dos alunos, também deverão ter aula de Libras seus pais e toda a comunidade escolar que conviver com esses estudantes.
As regras sobre a oferta do ensino de Libras deverão ser definidas em regulamento específico, após a aprovação da lei. Segundo o autor da proposta, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o objetivo é facilitar a integração dos deficientes auditivos nas escolas e na sociedade.
Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridade, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; Educação e Cultura; e Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

VESTIBULAR PARA O CURSO BILÍNGUE DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS - INES



De 22 de dezembro de 2011 a 19 de janeiro de 2012, estarão abertas as inscrições do Vestibular para o Curso Bilíngue de Graduação de Pedagogia do INES (LIBRAS e Língua Portuguesa) – 2012.1. Serão oferecidas 60 vagas distribuídas entre os turnos da tarde e da noite.

As provas da 1ª etapa ocorrerão no dia 29 de janeiro de 2012. A 2ª fase ocorrerá entre osdias 10 e 12 de fevereiro de 2012.

O processo de inscrição e a confirmação do local de prova serão realizados on-line através dos sites

http://www.ines.gov.br/
www.unibrasilvestibulares.com.br

Cursos: LIBRAS e Intérprete Educacional em LIBRAS

INTÉRPRETE EDUCACIONAL

Curso de Extensão:


Tradução/Interpretação de Libras: Intérprete Educacional
Com as políticas educacionais inclusivas instauradas na última década e a inclusão de alunos surdos no sistema regular de ensino um novo campo de atuação profissional se inaugura: a mediação pedagógica por meio da atuação do tradutor/intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais)/Português. Esta atuação requer formação específica que contemple aspectos linguísticos, políticos, educacionais e tradutórios. Nesse sentido, este curso de extensão tem por objetivo propiciar aos participantes formação para atuar como Intérprete de Libras na esfera educacional.

Disciplinas:

Módulo I (1º Semestre/2012)
- Políticas Educacionais de Inclusão
Educação Especial x Educação Inclusiva
Legislação, Diretrizes e Orientações do Ministério da Educação
Projetos de Educação Bilíngue
- Práticas Interpretativas I
Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II

Módulo II (2º Semestre/2012)
- Esfera escolar e atuação do Intérprete Educacional
ética
Relações interinstitucionais
Relação Professor - Intérprete - Aluno Surdo
Interpretação Simultânea e Consecutiva
- Práticas Interpretativas II
Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação

Público-alvo
: Intérpretes, Pedagogos e profissionais de áreas afins com conhecimento intermediário em Libras.

Obs: A inscrição será efetuada mediante a aprovação em entrevista que visa avaliar a competência linguística em Libras.