quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Proposta obriga escolas a utilizar Libras com estudantes surdos


A Câmara dos Deputados analisa proposta que obriga as instituições de ensino públicas e privadas a utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com todos os estudantes surdos em qualquer nível ou modalidade da educação básica. A medida está prevista no Projeto de Lei 2040/11, do Senado.
Pela proposta, as escolas deverão contar com professores bilíngues, tradutores, intérpretes e profissionais de tecnologia de comunicação em Libras. Além dos alunos, também deverão ter aula de Libras seus pais e toda a comunidade escolar que conviver com esses estudantes.
As regras sobre a oferta do ensino de Libras deverão ser definidas em regulamento específico, após a aprovação da lei. Segundo o autor da proposta, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o objetivo é facilitar a integração dos deficientes auditivos nas escolas e na sociedade.
Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridade, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; Educação e Cultura; e Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.

Um comentário:

  1. BOM DIA ALEKINHO, QUE BOM QUE ALGUÉM LÁ NO SENADO ESTÁ TENDO UMA VISÃO MAIS AMPLA DE COMO DEVE SER A EUCAÇÃO DOS SURDOS. AQUI NO MUNICIPIO ONDE MORO, JÁ ESTOU TENTANDO FAZER ISSO JUNTO À PREFEITURA, ESTOU CONSEGUINDO ENVOLVER PROFESSORES E ALUNOS OUVINTES PARA APRENDEREM LIBRAS E ESTÁ SENDO UMA EXPERIENCIA MARAVILHOSA. AH!, SÓ PRA ME IDENTIFICAR, SOU JEAN CARLOS, OUVINTE, MAIS PRATICANTE DE LIBRAS DESDE 2003, ONDE SOU INTERPRETE VOLUNTARIO NA IGREJA BETESDA AQUI EM RUSSAS NO CEARÁ. SOU POLICIAL MILITAR E TAMBÉM SOU PROFESSOR ESPECIALISTA EM LIBRAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL. QUALQUER DICA NOVA, ME ENVIE NOTICIAS. MEU EMAIL É jeamille2006@hotmail.com. UM ABRAÇO SINALIZADO.

    ResponderExcluir