quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Vamos Povos surdos e ouvinte participar 1º encontro comemorativo ao dia do surdo.


DIA 26 DE SETEMBRO AZUL - DIA NACIONAL DO SURDO.









SETEMBRO AZUL! - SÃO PAULO-SP

SETEMBRO AZUL!

Vocês já conferiram a programação do Setembro Azul?




II Congresso de Surdos - Jaguariúna-SP


2° SETEMBRO AZUL na Unicamp!

Pessoal, dia 12 de setembro, acontecerá o 2° SETEMBRO AZUL na Unicamp! - CAMPINAS-SP
Esperamos por vocês, confira as programações!

Inscrições neste site: http://www.fae.unicamp.br/informatica/dform-dev/gera.php?form=setembroazul





Palestra - Dia Nacional do Surdo.


"Práticas Pedagógicas para alunos Surdos"

Em breve disponibilizaremos a nova programação do Congresso "Práticas Pedagógicas para alunos Surdos" em nosso site. Estamos ajustando o conteúdo conforme a demanda de Oficinas, Mesas Redondas e Mini-Cursos.


Tradicional Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo.

Valorizando a cultura surda, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco promove, mais uma vez, o tradicional Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo.

Neste ano, o evento acontecerá no dia 27 de setembro, das 14h às 16h30 e será dividido em duas atividades que acontecerão simultaneamente. 
A atividade 1 (um) contará com apresentações de dança, teatro, entre outras coisas. 
Já na atividade 2 (dois), pula-pula, piscina de bolinhas e muita diversão serão oferecidos para crianças surdas de, até, 10 anos.

Para fazer a reserva dos convites, entre em contato conosco, pelo telefone 4613-8534 ou pelo e-mail ces@ces.org.br
Atenção! Os convites são limitados!

Então não perca tempo. Garanta já o seu!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

CURSO INTERMEDIÁRIO-INSCRIÇÕES ABERTAS


Dilma, cadê a legenda para surdos?

Este vídeo eu fiz sozinha em protesto ao discurso que a presidente Dilma fez SEM LEGENDAS e SEM INTÉRPRETES DE LIBRAS para os cidadãos surdos brasileiros. Ela deve ter esquecido que no Brasil há mais de 9 milhões de pessoas surdas que votam, pagam seus impostos e lutam por seus direitos.

sexta-feira, 29 de março de 2013


ONU premia software brasileiro que traduz mundo digital para surdos


Reportagem abaixo sobre software que traduz o mundo digital para surdos.

Em um dos trechos da reportagem, eles explicam que "A previsão é que o software possa ser baixado em smartphones com diferentes sistemas operacionais no segundo semestre deste ano. Por hora, a empresa comercializa licenças da versão web do programa, que pode ser instalada em qualquer site para torná-lo acessível a quem depende dos sinais."


Fonte: http://www.cartacapital.com.br/tecnologia/onu-premia-software-brasileiro-que-traduz-mundo-digital-para-surdos/

quinta-feira, 28 de março de 2013

VIAVEL BRASIL



http://www.facebook.com/viavel.brasil?fref=ts

CURSO DE LITERATURA SURDA


Rapper finlandês surdo se apresenta (com língua dos sinais) em SP.


Rapper finlandês surdo se apresenta (com língua dos sinais) em SP.

Marko Vuoriheimo, 34, é surdo. Mas de "mudo" não tem nada: apesar de não articular a fala fluentemente, tagarela com as mãos e faz música com a língua dos sinais. Foi com a alcunha de Signmark (sinal visual, em inglês) que o finlandês fez fama num estilo em que a letra é a lei --o rap.


Duvida? Será possível ver sua música com os próprios olhos: Signmark fará um show para cerca de mil pessoas em São Paulo. A apresentação, em 6/4, faz parte do Sencity, evento multissensorial para surdos que acontece no MAM (Museu de Arte Moderna).

O artista contou à sãopaulo, por e-mail, como faz para costurar as batidas à narrativa de gestos com que conta histórias. "Sinto a música, literalmente. Porque o grave do som vibra mais, então corre no meu sangue."

Ele completa a tremedeira do ritmo com letras autobiográficas. Uma fala de quando era criança e sonhava em aparecer na MTV, mas ouviu da professora que aquilo não era possível.

Para entender hits como "Silent Shout" (berro mudo), mesmo surdos brasileiros precisarão de tradução simultânea. É que o artista se apresenta ora na língua dos sinais americana, ora na finlandesa, cujos movimentos não são parecidos com a nacional Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Para isso, haverá um intérprete a verter movimentos de uma língua à outra, diz Daina Leyton, coordenadora de acessibilidade do museu. Signmark é o único cantor surdo do evento. Entre as outras atrações, está a dupla de DJs Mixhell, formada por Igor Cavalera e sua mulher, Laima Leyton.

"Existem artistas surdos. O problema é eles conseguirem gravadora", diz o finlandês, que assinou em 2009 com a Warner. A parceria não durou mais que um DVD e acabou em 2012. Agora, ele trabalha num álbum independente e faz manifesto. Acredita que o mundo um dia ouvirá seu silêncio.

ABAIXO, ASSISTA AO CLIPE DE "AGAINST THE WALL:



http://www.portalpera.com/capa/index.php?option=com_k2&view=item&id=1855&Itemid=387

domingo, 3 de fevereiro de 2013

EAD em Letras-Libras forma 60 estudantes

Na última sexta-feira (1), no Centro de Convenções da Universidade, a Unicamp celebrou o fechamento de um projeto nacional de ensino universitário a distância em Letras-Libras, com a formatura de 60 estudantes, entre surdos e ouvintes. O projeto abriga os cursos de licenciatura em Letras-Libras e bacharelado em tradução e interpretação Letras-Libras.

Segundo a coordenadora do polo Campinas, professora Regina Maria de Souza, entre as maiores conquistas do projeto pode-se destacar o salto de 500 para 1.300 no número de surdos com graduação no Brasil, num período de apenas oito anos. “Nos anos 1990, não se imaginava um surdo no terceiro grau. Os que chegavam, era com muito esforço. A maioria abandonava por conta da acessibilidade”, comenta.

O projeto teve sua primeira entrada pelo vestibular em 2006, com matriz na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e mais 15 polos pelo país. A Unicamp engajou-se em 2008, quando houve a segunda entrada de estudantes e a inclusão do curso de bacharelado. Cada curso tinha sua especificidade. Enquanto o objetivo da licenciatura era a formação de educadores surdos, o bacharelado em tradução e interpretação tinha alunos ouvintes como principal público-alvo. Mas ao longo do processo, alunos ouvintes decidiram cursar a licenciatura, e a nova conjuntura trouxe desafios a coordenação do curso. “Tivemos que lidar o tempo todo com essa diferença de olhares, que havia entre esses dois grupos”, comenta a coordenadora do polo Campinas.

Apesar de ter sido exigida a proficiência em Libras no vestibular, a professora Regina conta que as duas línguas circularam paralelamente no curso, com o material sendo disponibilizado em libras, mas também acessível em português escrito. Ela destaca a facilidade com que os estudantes surdos responderam às novas tecnologias. “Ficamos maravilhados em ver a sagacidade, a rapidez que tinham em aprender, em se apoderar do conhecimento tecnológico e transformar em ferramentas de ensino”, destaca.

Outros planos estão sendo elaborados para dar continuidade ao projeto. A convite da Instituição Nacional de Educação de Surdos, do Instituto Federal de Santa Catarina e do Instituto Federal de Goiás, a professora Regina está participando da elaboração de um curso de pedagogia com formação bilíngue com subsídios dos Ministérios da Educação e da Cultura.

http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2012/12/04/ead-em-letras-libras-forma-60-estudantes

FORMANDOS 2012: Licenciatura de Letras-Libras - Poló: Unicamp 2008 - UFSC











A todos os formados de Letras-Libras, para que possamos agir um novo milênio sempre desafios e transformadores da nossa sociedade e nova história marcante deste curso! 
Aos sempre amigos e tutores pelos 4 anos de convivência, aprendizados, alegrias e conquistas compartilhadas.