sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Surdos são atendidos em Libras em três agências
Três agências dos Correios em Uberlândia já contam com o serviço de atendimento em Libras (língua brasileira dos sinais) para pessoas com deficiência auditiva. Sete funcionários receberam treinamento de capacitação numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com carga de 180 horas. As agências do bairro Martins, Terminal Central e da avenida Getúlio Vargas foram contempladas com guichês específicos para os deficientes auditivos, por serem pontos com maior fluxo de pessoas.
A iniciativa faz parte do programa “Cidadania em Ação” do governo federal. “A intenção do programa é fazer a inclusão do deficiente no mercado de trabalho. Em Uberlândia, temos 16 pessoas trabalhando na agência do bairro Martins por meio de convênios. Com o atendimento personalizado, estamos valorizando o cidadão, que merece ser bem-atendido”, disse a gerente Regional dos Correios em Uberlândia, Adélia Gomes.
Funcionários dos Correios e diretores de associações aprovaram a iniciativa. “É muito importante porque facilita a interação e quebra algumas barreiras. Quando tem um atendente que entende o surdo-mudo, tudo fica melhor”, afirmou Darci Aparecida de Souza, presidente da Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia (Asul). “A gente vê a alegria do deficiente auditivo quando percebe que está sendo atendido por meio da linguagem de sinais”, disse a atendente dos Correios Naiana de Jesus Silva.
Deficientes são contratados
Adélia Gomes diz que, no Triângulo, existem 15 funcionários contratados |
Em Uberlândia, segundo estimativa da Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia (Asul), existem aproximadamente 8 mil deficientes auditivos. Só em Minas Gerais, 500 profissionais portadores de necessidades especiais trabalham nos Correios e, desse total, 414 correspondem à força de trabalho contratada pelo programa “Cidadania em Ação”.
Setenta e dois deles foram admitidos por meio de concurso público. Segundo a gerente regional dos Correios em Uberlândia, Adélia Gomes, na região do Triângulo Mineiro existem 15 funcionários deficientes concursados.
O projeto “Cidadania em Ação” foi expandindo para 11 unidades nos municípios de Barbacena, Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Varginha.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Aprenda LIBRAS Lanchonete
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
FILMES SOBRE SURDEZ
I Love You
Gênero: Drama
Personagem Destaque: Ai é objeto de gozação na escola por se comunicar em língua de sinais com a mãe.
Lançamento: Japão/1999
Direção: Akihiro Yonaiyama
Descrição: Ai é provocado por seus colegas por se comunicar em língua de sinais com a mãe surda Asako, sua mãe se junta a uma trupe de teatro de língua de sinais, isto ajuda Ai a ter uma melhor compreensão do que significa ser surdo. A trupe, Hands, que sofre com a recente morte de seu fundador, persevera através das suas dificuldades e eventualmente é convidado a se apresentar em Tóquio. Dirigido por Akihiro Yonaiyama diretor surdo, "I Love You" é o primeiro filme japonês a ser feito por surdos.
E Seu Nome é Jonas
Título Original: "...And Your Name Is Jonah"
Gênero: Drama
Lançamento: EUA/1979 - Filme produzido para TV
Direção: Richard Michaels
Personagem Destaque: Jonas é um garoto surdo que aprende a Língua de Sinais
Ator Destaque: Jeffrey Bravin - ator surdo
Descrição: Um casal descobre que o filho havia sido diagnosticado como deficiente mental. Eles ficam chocados ao descobrir que o diagnóstico estava errado e que seu filho é surdo. Jonas faz amizade com um colega que o ajuda a se adaptar e lidar com a vida, enfim descobre a Língua de Sinais.
O Milagre de Anne Sullivan
Gênero: Drama
Direção: Arthur Penn
Lançamento: EUA/1962
Personagem destaque: Helen Keller surdocega
Descrição: A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega e surda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.
Comentário do Blog: Eu choro até no trailer.
Obs: Este filme é encontrado com o nome: "O Milagre de Anna Sullivan"
Amy – uma vida pelas crianças
Mr Holland - Adorável Professor
Título original: Mr. Holland´s Opus
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Gallaudet: The Film
Cão surdo aprende linguagem de sinais e ganha prêmio de obediência
“Foi a primeira vez que a Kennel Club concedeu o prêmio a um cachorro com problemas de audição e todos ficaram surpresos quando ele venceu”, afirmou Vicky ao jornal Daily Mail. A britânica passou a criar Zippy quando ele tinha 7 semanas (hoje, ele tem dois anos) e logo descobriu que havia algo de errado com ele. “Ele não respondia quando o chamavam”, contou. Um teste num hospital veterinário confirmou a surdez.
Além dos movimentos de mãos e pernas para se comunicar com o animal, a senhora Vicky colocou em Zippy um colar vibratório especial, que ela pode acionar para atrair a atenção e dar algum tipo de instrução ao cão. “Também falo com ele o tempo todo, porque apesar de não poder ouvir, ele pode entender minhas expressões faciais”, diz a mulher. “Antigamente, era comum sacrificar animais que fossem surdos, mas eles podem ter uma vida satisfatória. Zippy é meu grande amigo”, completa.
“O prêmio dado a Zippy mostra que um bom treinamento está acessível a todos os cachorros”, afirma Heidi Lawrence, educadora do Kennel Club.
Xuxa lança DVD para crianças portadoras de deficiência auditiva e visual
Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal
Sinopse do editor: História dos Surdos - No Mundo e em Portugal foi a consequência natural desta necessidade, há muito escondida, da Comunidade Surda e do esforço do Prof. Paulo Vaz de Carvalho, em conjugar num livro uma selecção de eventos e personagens históricas de relevância no mundo dos Surdos.
Dividido em duas partes - o Mundo e Portugal - esta obra transporta-nos desde tempos tão remotos como o antigo Egipto até aos dias de hoje, cobrindo a evolução dos métodos de ensino de Surdos, do seu movimento associativo, das diversas línguas gestuais e investigações em curso, destacando ainda Pessoas Surdas que, pelo seu papel excepcional na História, enquanto líderes de comunidades ou de excelência artística ou científica, merecem um lugar de destaque.
Legenda Nacional
A iniciativa é importante pois essa campanha é rara no Brasil, devido à falta de consciência sobre a questão do direito ao lazer para todos. As pessoas ficaram sabendo e comentaram que nunca tinham parado para pensar nesse problema. É natural, para elas que ouvem, que o filme brasileiro não precise ter legenda em português. Por isso, as pessoas estão cada vez mais interessadas em apoiar esse movimento.
Surdos enfrentam problemas com falta de interprétes de Libras
A estudante Mirella Cavalcanti, de 17 anos, surda, enfrentou problemas para realizar as provas do Enem hoje. Na Universo, no bairro da Imbiribeira, onde ela fez as provas, havia apenas uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para quatro estudantes com deficiência auditiva. A família entrou em contaro com o Ministério Público Federal. Também foi prestada uma queixa na GPCA.
Para a mãe da estudante, a enfermeira Marcleide Cavalcanti, o número de intérpretes foi insuficiente. "A lei garante um intérprete para cada surdo, para orientá-lo e ajudar na interpretação das provas", disse. Segundo a mãe da estudante, a chefe do prédio, Mércia Anes, informou que o intérprete deveria apenas passar informações administrativas, como horário das provas e orientações sobre a proibição de uso de lápis.
Ainda de acordo com a enfermeira, o procurador de plantão no Ministério Público Federal informou que irá entrar com uma representação contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela aplicação do Enem em todo o país.
Enem: qual a orientação que você recebeu do fiscal na hora de preencher a prova?
A lei federal 10.436, de 24 de abril de 2002, reconhece a Libras "como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados". E o decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, determina que "as instituições federais de ensino da educação básica e da educação superior devem incluir, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos". No primeiro parágrafo do artigo 21 do decreto determina que intérpretes de Libras devem atuar "em processos seletivos para cursos na instituição de ensino".
Fonte : JC Online
domingo, 19 de dezembro de 2010
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Característica de Iconicidade nas Línguas de Sinais
Pela modalidade da Libras ser gestual-visual alguns sinais são motivados pelo referente que representam. Dessa forma, existe um grupo de sinais que pode ter como motivação a própria ação, o formato ou tamanho do objeto; estes são chamados de sinais icônicos.
O sinal para médico e medicina já sofreu modificação durante os anos. Por muito tempo foi usado o sinal com motivação no estetoscópio.
Atualmente o sinal tem sua motivação no exame do reflexo, quando se bate com o martelinho no joelho do paciente.
Fonte da imagem: http://www.acessobrasil.org.br/libras/
sábado, 11 de dezembro de 2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE SURDEZ: EDUCAÇÃO, TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO 2011 NA UNICAMP
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE SURDEZ: EDUCAÇÃO, TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
CELIG Central de Libras da Prefeitura de São Paulo
Secretaria Muncicipal da Pessoa com deficiência e Mobilidade Reduzida
Sugestões e reclamações: celig@prefeitura.sp.gov.br
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Substituiçao do termo "Portador" para Pessoa com Deficiência!
PORTARIA SEDH Nº 2.344, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2010
DOU 05.11.2010
O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso de suas atribuições legais, faz publicar a Resolução nº 01, de 15 de outubro de 2010, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência - CONADE, que altera dispositivos da Resolução nº 35, de 06 de julho de 2005, que dispõe sobre seu Regimento Interno:
Art. 1º Esta portaria dá publicidade às alterações promovidas pela Resolução nº 01, de 15 de outubro de 2010, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência - CONADE em seu Regimento Interno.
Art. 2º Atualiza a nomenclatura do Regimento Interno do CONADE, aprovado pela Resolução n° 35, de 06 de julho de 2005, nas seguintes hipóteses:
I - Onde se lê "Pessoas Portadoras de Deficiência", leia-se "Pessoas com Deficiência";
II - Onde se lê "Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República", leia-se "Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República";
III - Onde se lê "Secretário de Direitos Humanos", leia-se "Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República";
IV - Onde se lê "Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência", leia-se "Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência";
V - Onde se lê "Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência", leia-se "Política Nacional para Inclusão da Pessoa com Deficiência";
Art. 3º Os artigos 1º, 3º, 5º, 9º e 11, passam a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 1º .......
XI - atuar como instância de apoio, em todo território nacional, nos casos de requerimentos, denúncias e reclamações formuladas por qualquer pessoa ou entidade, quando ocorrer ameaça ou violação de direitos da pessoa com deficiência, assegurados na Constituição Federal, na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências e demais legislações aplicáveis;
XII - participar do monitoramento e implementação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, para que os direitos e garantias que esta estabelece sejam respeitados, protegidos e promovidos; e
......" (NR).
Art. 3º Os representantes das organizações nacionais, de e para pessoa com deficiência na forma do inciso II, alínea a, do art. 2º, serão escolhidos dentre os que atuam nas seguintes áreas:
.........
II - um na área da deficiência auditiva e/ou surdez;
...........
IV - dois na área da deficiência mental e/ou intelectual;
......... (NR).
Art. 5º As organizações nacionais de e para pessoas com deficiência serão representadas por entidades eleitas em Assembléia Geral convocada para esta finalidade e indicarão os membros titulares e suplentes.
§ 1º As entidades eleitas e os representantes indicados terão mandato de dois anos, a contar da data de posse, podendo ser reconduzidos.
§ 2º A eleição será convocada pelo CONADE, por meio de edital publicado no Diário Oficial da União, no mínimo 90 (noventa) dias antes do término do mandato.
..........
§ 4º O edital de convocação das entidades privadas sem fins lucrativos e de âmbito nacional exigirá para a habilitação de candidatos e eleitores, que tenham filiadas organizadas em pelo menos cinco estados da federação, distribuídas, no mínimo, por três regiões do País.
..........
§ 6º O processo eleitoral será conduzido por Comissão Eleitoral formada por um representante do CONADE eleito para esse fim, um representante do Ministério Público Federal e outro da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SNPD, especialmente convidados para esse fim.
...... (NR).
Art. 9º Os Conselhos Estaduais e Municipais de Direitos da Pessoa com Deficiência serão representados por conselheiros eleitos nas respectivas Assembléias Gerais estaduais ou municipais, convocadas para esta finalidade.
Parágrafo único. O Edital de Convocação para a habilitação dos Conselhos Estaduais e Municipais será publicado em Diário Oficial pelo menos 90 (noventa) dias antes do início dos novos mandatos e definirá as regras da eleição, exigindo que os candidatos comprovem estar em pleno funcionamento, ter composição paritária e caráter deliberativo.
Art. 11. ......
§ 1º A eleição do Presidente e do Vice-Presidente dar-se-á mediante escolha, dentre seus membros, por voto de maioria simples, para cumprirem mandato de dois anos.
..................
§ 4º Fica assegurada a representação do Governo e da Sociedade Civil na Presidência e na Vice-Presidência do CONADE e a alternância dessas representações em cada mandato, respeitada a paridade.
..................
§ 6º Caso haja vacância do cargo de Presidente, o Vice-Presidente assumirá e convocará eleição para escolha do novo Presidente, a fim de complementar o respectivo mandato, observado o disposto no §4º deste artigo.
§ 7º No caso de vacância da Vice-Presidência, o Plenário elegerá um de seus membros para exercer o cargo, a fim de concluir o mandato, respeitada a representação alternada de Governo e Sociedade Civil.
...... (NR).
Art. 4º Revogam-se os §§ 1º, 2º e 3º do art. 9º da Resolução nº 35/2005.
Art. 5º As alterações no Regimento Interno do CONADE entram em vigor na data de publicação desta Portaria.
Fonte : PAULO DE TARSO VANNUCCHI
terça-feira, 9 de novembro de 2010
sábado, 6 de novembro de 2010
Curso de Pós-Graduação em LIBRAS - Tradução, Interpretação e Docência (aulas intensivas exclusivo p aprovados no PROLIBRAS)
A UNÍNTESE informa que está com inscrições abertas para Especialização Lato Sensu em Língua Brasileira de Sinais (Tradução, Interpretação e Docência).
Trata-se de uma edição do curso exclusiva para quem possui aprovação no PROLIBRAS, organizada com aulas intensivas em 3 etapas.
As vagas são limitadas e já contamos com alunos inscritos de várias regiões do Brasil. Veja abaixo o folder do curso.
Também poderá acessá-lo em nosso site no seguinte link: http://www.unintese.com.br/especializacao.php?curso=67&documento=libras_turmaexclusivaprolibras
Estamos a disposição para maiores informações.
Agradecemos a atenção.
Att,
Prof. Pedro Stieler
UNÍNTESE
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Concurso de acesso ao curso de graduação bilíngue de pedagogia – 2011
Prolibras 2011 - INES/RJ
Certificação de Proficiência
Desde 2006, quando o Prolibras fez o primeiro exame, as provas são realizadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Até 2009, a universidade certificou 5.128 profissionais, sendo 1.349 em 2006, e em seguida 1.511 (2007), 1.283 (2008) e 985 (2009).
Pela Portaria Normativa nº 20, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 8, o Ines realizará exames anuais nas 27 unidades da Federação até 2015, em parceria com a Secretaria de Educação Especial (Seesp) do MEC e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A portaria do ministro da Educação, Fernando Haddad, determina ao Instituto Nacional de Educação de Surdos, à Seep e ao Inep uma série de atribuições na execução do Prolibras, entre elas, a publicação de edital dos exames com regras para cada edição, a elaboração e correção das provas e a manutenção de um banco de dados dos profissionais certificados.
Inclusão – A certificação na Língua Brasileira de Sinais integra a política de inclusão do governo federal. Os profissionais aprovados nos exames podem trabalhar no ensino da língua e como intérpretes de Libras para o português e vice-versa. Os que receberem certificado de nível médio estão aptos a lecionar na educação básica e os instrutores e intérpretes de nível superior podem trabalhar em todos os níveis.
Fonte: MEC
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Informação sobre deficiência poderá ser incluída na carteira de identidade
Agência Câmara
A solicitação deverá ser acompanhada de laudo médico que ateste a deficiência e indique se é definitiva ou temporária. O projeto estabelece ainda que a carteira de identidade para os portadores de deficiência será expedida gratuitamente. O documento deverá ser renovado a cada cinco anos ou em período inferior, conforme constar do laudo médico, sempre que a deficiência for reversível ou provisória.
O autor da proposta argumenta que, atualmente, sempre que busca algum benefício legal, o portador de deficiência tem que apresentar atestado médico atualizado para a demonstração de seu estado. Para Fecury, a medida poderá "diminuir os esforços do portador de deficiência na busca de seus interesses e de realizar valores sociais de respeito à dignidade humana e de diminuição das desigualdades sociais".
Fonte: http://jornaldegramado.com.br/
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Livro de português é totalmente traduzido para Libras
Autor : Tradutores de quatro estados brasileiros.
Ano de Publicação : 2008
Preço : DISTRIBUIÇÃO GRATUITA/SEESP/MEC
Observações Gerais :
O Livro Digital foi distribuído para as escolas públicas gratuitamente através da SEESP/MEC. Informações e solicitações: 0800 616161 ou através do site: http://www.mec.gov.br/
http://editora-arara-azul.com.br/novoeaa/livro-didatico-do-mec/
Poder Legislativo - Lei nº 11.988/2009
DOU 28.07.2009
Cria a Semana de Educação para a Vida, nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o País, e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Todas as escolas de ensino fundamental e médio da rede pública no País realizarão, em período a ser determinado pelas Secretarias Estaduais de Educação, a atividade denominada Semana de Educação para a Vida.
Art. 2º A atividade escolar aludida no art. 1º desta Lei terá duração de 1 (uma) semana e objetivará ministrar conhecimentos relativos a matérias não constantes do currículo obrigatório, tais como: ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, sexualidade, prevenção contra doenças transmissíveis, direito do consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, etc.
Art. 3º A Semana de Educação para a Vida fará parte, anualmente, do Calendário Escolar e deverá ser aberta para a participação dos pais de alunos e da comunidade em geral.
Art. 4º As matérias, durante a Semana de Educação para a Vida, poderão ser ministradas sob a forma de seminários, palestras, exposições-visita, projeções de slides, filmes ou qualquer outra forma não convencional.
Parágrafo único. Os convidados pelas Secretarias Estaduais de Educação para ministrar as matérias da Semana de Educação para a Vida deverão possuir comprovado nível de conhecimento sobre os assuntos a serem abordados.
Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 27 de julho de 2009; 188º da Independência e 121º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Blog - Carol & Artes Libras
sábado, 23 de outubro de 2010
Gramatica de Libras - INES-RJ
Parte 1
Parte 2
Parte 3
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Amigos Especiais
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
domingo, 10 de outubro de 2010
sábado, 9 de outubro de 2010
Dia da Criança
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na
Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e
Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez
das crianças da China e do Japão comemorarem!
Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Fonte: http://www.portaldafamilia.org.br/datas/criancas/origemdcriancas.shtml
sábado, 2 de outubro de 2010
Designers criam dispositivo para deficientes auditivos que capta movimentos
Surdos se comunicam via aplicativo para iPhone
O sistema é dividido em 16 temas, como "comida", "emoções", "atividades", "assistência médica" e é possível alterar o tamanho dos botões, otimizando o uso do software também para deficientes visuais.
Cada botão funciona de forma independente, o que impede o sistema de realizar construções mais complexas, com preposições, por exemplo. Outro problema é que não dá para excluir os botões que não são utilizados.
O "AutoVerbal Talking Soundboard" já está disponível na loja da Apple por US $0.99, mas nas próximas semanas deverá subir para US $ 30.
Confira abaixo o video-demonstração do aplicativo
Fonte: Olhar Digital
Pesquisadora surda apresenta dissertação usando língua de sinais na Unicamp
Pela primeira vez, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) teve uma dissertação apresentada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A pesquisadora Regiane Agrella, surda, defendeu no último mês o trabalho “Língua, subjetividade e opressão linguística - interrogações a umapedagogia (AB)surda”.
Por lei desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais tem o estatuto de língua nativa, assim como o português. O trabalho de Regina criticou médicos, familiares, professores e fonoaudiólogos que pretendem “curar” a surdez e obrigam o surdo a “falar”.
“Por que a sociedade não aceita a língua de sinais? Eu devo me apropriar do português? Só eu? Por que não troca, não inverte o jogo? Eu também voto”, disse Regiane, formada emPedagogia.
Ela conta que uma vez foi reprimida pela mãe enquanto conversava com
um colega usando língua de sinais. Para a mãe, ela correria o risco de “perder a fala”. “É a minha língua, e percebi que ela era proibida”, disse.
“Poderia aprender português como segunda língua. Mas comecei a perceber que as frases eram incompletas. Por exemplo: Eu gosto de você. Eu entendo: eu gosto você. ‘De’ para mim não significa nada. Na escrita eu omitia porque não entendia essas conjunções”, explicou a mestranda.
Durante a apresentação, Regiane narrou a sua época na escola, quando aprendeu a ler lábios para acompanhar as aulas. “Eu entendia as palavras, mas as frases não tinham sentido. Eu decorava e respondia para a prova. Falava até bem, mas minha escrita era muito diferente. As professoras sempre achavam algum erro, mas não sabiam explicar, do meu jeito, onde estava o erro”.
ADAPTAÇÃO
A pesquisadora foi também uma das primeiras aprovadas no mestrado com provas em português e em Libras. As aulas passaram a ser acompanhadas de tradutor Português – Librase gravadas em DVD.
“É possível garantir a formação do pesquisador surdo mesmo que ele não tenha como primeira língua o português, e sim a língua de brasileira de sinais”, disse Regina de Souza, orientadora de Regiane.
Dados do MEC mostram que, em 2003, 56 mil surdos frequentavam o ensino fundamental e só 2 mil, o médio. O Brasil tem quase 5 milhões de pessoas com algum grau de surdez, segundo o IBGE.
*Com informações da Assessoria de Comunicação daUnicamp (Maria da Cruz); foto de Antonio Scarpinetti (Ascom / Unicamp)
Fonte: http://www.guiadoestudante.abril. com.br em 11 de junho de 2010
terça-feira, 28 de setembro de 2010
domingo, 26 de setembro de 2010
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
domingo, 5 de setembro de 2010
INES Capacita Profissionais em Limeira
Tema : FOTOSSÍNTESE - EXTRAÇÃO DE PIGMENTOS
MONIQUE E ANGÉLICA DO INES INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS - RJ , MINISTRANDO OFICINA DE CIÊNCIAS
Tema: As plantas são produtoras de seus alimentos (fotossíntese)
Objetivo: Identificar a presença do amido em alguns vegetais
INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS - RJ
Prestar atendimento fonoaudiológico, visando o
desenvolvimento global e a integração da pessoa surda.