sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Surdos são atendidos em Libras em três agências

Sete funcionários dos Correios receberam treinamento no Senac para o atendimento.

Três agências dos Correios em Uberlândia já contam com o serviço de atendimento em Libras (língua brasileira dos sinais) para pessoas com deficiência auditiva. Sete funcionários receberam treinamento de capacitação numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com carga de 180 horas. As agências do bairro Martins, Terminal Central e da avenida Getúlio Vargas foram contempladas com guichês específicos para os deficientes auditivos, por serem pontos com maior fluxo de pessoas.

A iniciativa faz parte do programa “Cidadania em Ação” do governo federal. “A intenção do programa é fazer a inclusão do deficiente no mercado de trabalho. Em Uberlândia, temos 16 pessoas trabalhando na agência do bairro Martins por meio de convênios. Com o atendimento personalizado, estamos valorizando o cidadão, que merece ser bem-atendido”, disse a gerente Regional dos Correios em Uberlândia, Adélia Gomes.

Funcionários dos Correios e diretores de associações aprovaram a iniciativa. “É muito importante porque facilita a interação e quebra algumas barreiras. Quando tem um atendente que entende o surdo-mudo, tudo fica melhor”, afirmou Darci Aparecida de Souza, presidente da Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia (Asul). “A gente vê a alegria do deficiente auditivo quando percebe que está sendo atendido por meio da linguagem de sinais”, disse a atendente dos Correios Naiana de Jesus Silva.

Deficientes são contratados


Adélia Gomes diz que, no Triângulo, existem 15 funcionários contratados

Em Uberlândia, segundo estimativa da Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia (Asul), existem aproximadamente 8 mil deficientes auditivos. Só em Minas Gerais, 500 profissionais portadores de necessidades especiais trabalham nos Correios e, desse total, 414 correspondem à força de trabalho contratada pelo programa “Cidadania em Ação”.

Setenta e dois deles foram admitidos por meio de concurso público. Segundo a gerente regional dos Correios em Uberlândia, Adélia Gomes, na região do Triângulo Mineiro existem 15 funcionários deficientes concursados.

O projeto “Cidadania em Ação” foi expandindo para 11 unidades nos municípios de Barbacena, Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Varginha.


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