terça-feira, 28 de dezembro de 2010

FILMES SOBRE SURDEZ


I Love You



Título Original: Ai Rabu Yû

Gênero: Drama

Personagem Destaque: Ai é objeto de gozação na escola por se comunicar em língua de sinais com a mãe.

Lançamento: Japão/1999

Direção: Akihiro Yonaiyama

Descrição: Ai é provocado por seus colegas por se comunicar em língua de sinais com a mãe surda Asako, sua mãe se junta a uma trupe de teatro de língua de sinais, isto ajuda Ai a ter uma melhor compreensão do que significa ser surdo. A trupe, Hands, que sofre com a recente morte de seu fundador, persevera através das suas dificuldades e eventualmente é convidado a se apresentar em Tóquio. Dirigido por Akihiro Yonaiyama diretor surdo, "I Love You" é o primeiro filme japonês a ser feito por surdos.

E Seu Nome é Jonas


Título Original: "...And Your Name Is Jonah"

Gênero: Drama

Lançamento: EUA/1979 - Filme produzido para TV

Direção: Richard Michaels

Personagem Destaque: Jonas é um garoto surdo que aprende a Língua de Sinais

Ator Destaque: Jeffrey Bravin - ator surdo

Descrição: Um casal descobre que o filho havia sido diagnosticado como deficiente mental. Eles ficam chocados ao descobrir que o diagnóstico estava errado e que seu filho é surdo. Jonas faz amizade com um colega que o ajuda a se adaptar e lidar com a vida, enfim descobre a Língua de Sinais.


O Milagre de Anne Sullivan


Título original: The Miracle Worker

Gênero:
Drama

Direção:
Arthur Penn

Lançamento:
EUA/1962

Personagem destaque:
Helen Keller surdocega

Descrição:
A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega e surda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.

Comentário do Blog: Eu choro até no trailer.

Obs: Este filme é encontrado com o nome: "O Milagre de Anna Sullivan"

Amy – uma vida pelas crianças


Título original: Amy

Gênero: Drama

Direção: Vincent McEveety

Lançamento: EUA/1981

Personagem destaque: vários personagens surdos

Descrição: No início do século, uma mulher rica e infeliz descobre um novo sentido para sua vida. Ela abandona o marido prepotente e se dedica a cuidar de crianças deficientes visuais e auditivas. Os próprios alunos de uma escola participaram das gravações.


Mr Holland - Adorável Professor


Título original: Mr. Holland´s Opus

Gênero: Drama
Direção: Stephen Herek
Lançamento: EUA/1995

Personagem destaque: Cole filho surdo do professor de música Mr. Holland.

Ator destaque: Anthony Natale, ator surdo, interpreta Cole adulto.

Descrição: Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário