sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo 2011

Surdos são atendidos em Libras em três agências

Sete funcionários dos Correios receberam treinamento no Senac para o atendimento.

Três agências dos Correios em Uberlândia já contam com o serviço de atendimento em Libras (língua brasileira dos sinais) para pessoas com deficiência auditiva. Sete funcionários receberam treinamento de capacitação numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com carga de 180 horas. As agências do bairro Martins, Terminal Central e da avenida Getúlio Vargas foram contempladas com guichês específicos para os deficientes auditivos, por serem pontos com maior fluxo de pessoas.

A iniciativa faz parte do programa “Cidadania em Ação” do governo federal. “A intenção do programa é fazer a inclusão do deficiente no mercado de trabalho. Em Uberlândia, temos 16 pessoas trabalhando na agência do bairro Martins por meio de convênios. Com o atendimento personalizado, estamos valorizando o cidadão, que merece ser bem-atendido”, disse a gerente Regional dos Correios em Uberlândia, Adélia Gomes.

Funcionários dos Correios e diretores de associações aprovaram a iniciativa. “É muito importante porque facilita a interação e quebra algumas barreiras. Quando tem um atendente que entende o surdo-mudo, tudo fica melhor”, afirmou Darci Aparecida de Souza, presidente da Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia (Asul). “A gente vê a alegria do deficiente auditivo quando percebe que está sendo atendido por meio da linguagem de sinais”, disse a atendente dos Correios Naiana de Jesus Silva.

Deficientes são contratados


Adélia Gomes diz que, no Triângulo, existem 15 funcionários contratados

Em Uberlândia, segundo estimativa da Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia (Asul), existem aproximadamente 8 mil deficientes auditivos. Só em Minas Gerais, 500 profissionais portadores de necessidades especiais trabalham nos Correios e, desse total, 414 correspondem à força de trabalho contratada pelo programa “Cidadania em Ação”.

Setenta e dois deles foram admitidos por meio de concurso público. Segundo a gerente regional dos Correios em Uberlândia, Adélia Gomes, na região do Triângulo Mineiro existem 15 funcionários deficientes concursados.

O projeto “Cidadania em Ação” foi expandindo para 11 unidades nos municípios de Barbacena, Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Varginha.


Jornal Visual 30/12/2010

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

MATEMÁTICA EM LIBRAS

FILMES SOBRE SURDEZ


I Love You



Título Original: Ai Rabu Yû

Gênero: Drama

Personagem Destaque: Ai é objeto de gozação na escola por se comunicar em língua de sinais com a mãe.

Lançamento: Japão/1999

Direção: Akihiro Yonaiyama

Descrição: Ai é provocado por seus colegas por se comunicar em língua de sinais com a mãe surda Asako, sua mãe se junta a uma trupe de teatro de língua de sinais, isto ajuda Ai a ter uma melhor compreensão do que significa ser surdo. A trupe, Hands, que sofre com a recente morte de seu fundador, persevera através das suas dificuldades e eventualmente é convidado a se apresentar em Tóquio. Dirigido por Akihiro Yonaiyama diretor surdo, "I Love You" é o primeiro filme japonês a ser feito por surdos.

E Seu Nome é Jonas


Título Original: "...And Your Name Is Jonah"

Gênero: Drama

Lançamento: EUA/1979 - Filme produzido para TV

Direção: Richard Michaels

Personagem Destaque: Jonas é um garoto surdo que aprende a Língua de Sinais

Ator Destaque: Jeffrey Bravin - ator surdo

Descrição: Um casal descobre que o filho havia sido diagnosticado como deficiente mental. Eles ficam chocados ao descobrir que o diagnóstico estava errado e que seu filho é surdo. Jonas faz amizade com um colega que o ajuda a se adaptar e lidar com a vida, enfim descobre a Língua de Sinais.


O Milagre de Anne Sullivan


Título original: The Miracle Worker

Gênero:
Drama

Direção:
Arthur Penn

Lançamento:
EUA/1962

Personagem destaque:
Helen Keller surdocega

Descrição:
A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega e surda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.

Comentário do Blog: Eu choro até no trailer.

Obs: Este filme é encontrado com o nome: "O Milagre de Anna Sullivan"

Amy – uma vida pelas crianças


Título original: Amy

Gênero: Drama

Direção: Vincent McEveety

Lançamento: EUA/1981

Personagem destaque: vários personagens surdos

Descrição: No início do século, uma mulher rica e infeliz descobre um novo sentido para sua vida. Ela abandona o marido prepotente e se dedica a cuidar de crianças deficientes visuais e auditivas. Os próprios alunos de uma escola participaram das gravações.


Mr Holland - Adorável Professor


Título original: Mr. Holland´s Opus

Gênero: Drama
Direção: Stephen Herek
Lançamento: EUA/1995

Personagem destaque: Cole filho surdo do professor de música Mr. Holland.

Ator destaque: Anthony Natale, ator surdo, interpreta Cole adulto.

Descrição: Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Gallaudet: The Film

Cão surdo aprende linguagem de sinais e ganha prêmio de obediência

Vicky Tate, uma britânica de 65 anos que vive em Essex, na Inglaterra, criou sua própria linguagem de sinais para se comunicar com Zippy, seu cachorro de estimação. O curioso é que, apesar de ser totalmente surdo, o animal acaba de ganhar o mais importante prêmio de obediência concedido pela Kennel Club, uma reconhecida entidade de defesa dos animais.

“Foi a primeira vez que a Kennel Club concedeu o prêmio a um cachorro com problemas de audição e todos ficaram surpresos quando ele venceu”, afirmou Vicky ao jornal Daily Mail. A britânica passou a criar Zippy quando ele tinha 7 semanas (hoje, ele tem dois anos) e logo descobriu que havia algo de errado com ele. “Ele não respondia quando o chamavam”, contou. Um teste num hospital veterinário confirmou a surdez.

Além dos movimentos de mãos e pernas para se comunicar com o animal, a senhora Vicky colocou em Zippy um colar vibratório especial, que ela pode acionar para atrair a atenção e dar algum tipo de instrução ao cão. “Também falo com ele o tempo todo, porque apesar de não poder ouvir, ele pode entender minhas expressões faciais”, diz a mulher. “Antigamente, era comum sacrificar animais que fossem surdos, mas eles podem ter uma vida satisfatória. Zippy é meu grande amigo”, completa.

“O prêmio dado a Zippy mostra que um bom treinamento está acessível a todos os cachorros”, afirma Heidi Lawrence, educadora do Kennel Club.


Xuxa lança DVD para crianças portadoras de deficiência auditiva e visual


Xuxa lançou seu primeiro Blu-Ray e DVD com menu especial para portadores de deficiência auditiva e visual nesta terça-feira (23), no Rio de Janeiro. Xuxa Só para Baixinhos 9 é o primeiro do tipo no país.

Consciência Surda.

Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal

CARVALHO, Paulo V. (2007). Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal. Lisboa: Surd’Universo.

Sinopse do editor: História dos Surdos - No Mundo e em Portugal foi a consequência natural desta necessidade, há muito escondida, da Comunidade Surda e do esforço do Prof. Paulo Vaz de Carvalho, em conjugar num livro uma selecção de eventos e personagens históricas de relevância no mundo dos Surdos.

Dividido em duas partes - o Mundo e Portugal - esta obra transporta-nos desde tempos tão remotos como o antigo Egipto até aos dias de hoje, cobrindo a evolução dos métodos de ensino de Surdos, do seu movimento associativo, das diversas línguas gestuais e investigações em curso, destacando ainda Pessoas Surdas que, pelo seu papel excepcional na História, enquanto líderes de comunidades ou de excelência artística ou científica, merecem um lugar de destaque.

Legenda Nacional


Este site é parte da campanha pela legenda em filmes nacionais para acesso dos deficientes auditivos a esses produtos culturais. Quem é deficiente auditivo não entende os filmes brasileiros e os desenhos animados, pois não os escuta completamente e eles não têm legenda.

A iniciativa é importante pois essa campanha é rara no Brasil, devido à falta de consciência sobre a questão do direito ao lazer para todos. As pessoas ficaram sabendo e comentaram que nunca tinham parado para pensar nesse problema. É natural, para elas que ouvem, que o filme brasileiro não precise ter legenda em português. Por isso, as pessoas estão cada vez mais interessadas em apoiar esse movimento.



Surdos enfrentam problemas com falta de interprétes de Libras


A estudante Mirella Cavalcanti, de 17 anos, surda, enfrentou problemas para realizar as provas do Enem hoje. Na Universo, no bairro da Imbiribeira, onde ela fez as provas, havia apenas uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para quatro estudantes com deficiência auditiva. A família entrou em contaro com o Ministério Público Federal. Também foi prestada uma queixa na GPCA.
Para a mãe da estudante, a enfermeira Marcleide Cavalcanti, o número de intérpretes foi insuficiente. "A lei garante um intérprete para cada surdo, para orientá-lo e ajudar na interpretação das provas", disse. Segundo a mãe da estudante, a chefe do prédio, Mércia Anes, informou que o intérprete deveria apenas passar informações administrativas, como horário das provas e orientações sobre a proibição de uso de lápis.
Ainda de acordo com a enfermeira, o procurador de plantão no Ministério Público Federal informou que irá entrar com uma representação contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela aplicação do Enem em todo o país.

Enem: qual a orientação que você recebeu do fiscal na hora de preencher a prova?
A lei federal 10.436, de 24 de abril de 2002, reconhece a Libras "como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados". E o decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, determina que "as instituições federais de ensino da educação básica e da educação superior devem incluir, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos". No primeiro parágrafo do artigo 21 do decreto determina que intérpretes de Libras devem atuar "em processos seletivos para cursos na instituição de ensino".

Fonte : JC Online

Cooking with Rachel: Latkes

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Característica de Iconicidade nas Línguas de Sinais


Pela modalidade da Libras ser gestual-visual alguns sinais são motivados pelo referente que representam. Dessa forma, existe um grupo de sinais que pode ter como motivação a própria ação, o formato ou tamanho do objeto; estes são chamados de sinais icônicos.
O sinal para médico e medicina já sofreu modificação durante os anos. Por muito tempo foi usado o sinal com motivação no estetoscópio.



Sinal de médico - ANTIGO

Atualmente o sinal tem sua motivação no exame do reflexo, quando se bate com o martelinho no joelho do paciente.

Sinal de médico - USADO ATUALMENTE

Fonte da imagem: http://www.acessobrasil.org.br/libras/