segunda-feira, 26 de julho de 2010

Livros Indicados

LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA
Estudos Linguisticos


Ficha técnica
Editora: BOOKMAN ( ARTMED)
ISBN: 2147483647
Ano: 2004
Páginas: 220

Sinopse
Neste livro Ronice Muller de Quadros e Lodenir Becker karnopp, linguistas que estão entre os melhores tradutores-intérpretes da língua de sinais brasileira em nosso País, descrevem e analisam a língua de sinais brasileira, apontando, de modo competente, seus aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos. Superando a dificuldade inerente à tradução e à transcrição dos sinais, as autoras oferecem uma fonte imprescindível para aprendizagem, compreensão, análise e uso da língua de sinais brasileira, ricamente ilustrada por fotos realizadas com rigoroso cuidado técnico, com o objetivo de que o leitor pudesse ter idéia dos rápidos movimentos de corpo e mãos envolvidos em cada sinal.

.....................................

LIBRAS?
que lingua é essa?

Ainda é preciso insistir no fato de que a LIBRAS é uma língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status lingüístico, e, ainda hoje, passados quase cinqüenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade. O objetivo deste livro é pensar algumas questões relativas à sua surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado para as minorias lingüísticas no Brasil.

AUTOR(ES): GESSER, AUDREI
EDITORA: PARABOLA EDITORIAL
ASSUNTO: PEDAGOGIA
ISBN 13: 9788579340017
NÚMERO DE PÁGINAS: 87
PESO: 300
MEDIDAS: 23 x 16 x 2
.....................................

Dicionário Libras
Dicionário Libras

Fernando César Capovilla é Mestre em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento pela UnB, Ph. D. em Psicologia Experimental pela Temple University of Philadelphia e Livre Docente em Neuropsicologia pelo Depto. Psicologia Clínica da USP. Professor do IP-USP, consultor científico do CNPq, Fapesp, Capes, Faperj e da Agencia Nacional de Promoción Científica, Tecnológica y de Innovación de Argentina.

Walkiria Duarte Raphael é Mestre em Psicologia Experimental pelo IP-USP e Supervisora de Equipe de laboratório de Neuropsicolingüística Cognitiva Experimental do mesmo Instituto. Autora laureada pela Câmara Brasileira do Livro na categoria Psicologia e Educação.

Iniciativa sem paralelo no Brasil, o Dicionário da Língua de Sinais Brasileira (Libras) é resultado de vários anos de pesquisa realizada pelos autores junto a professores especializados em educação de surdos e informantes portadores de surdez, com o objetivo de fornecer um instrumento para a educação bilíngüe no Brasil. É uma colaboração importante para a consolidação da cidadania dessa parcela da população. O dicionário documenta, em três línguas (português, inglês e libras) cerca de 9500 verbetes, fornecendo com exatidão descrições da forma e articulação dos sinais. Traz também ilustrações com o significado dessas convenções, permitindo à criança pré-alfabetizada compreender o significado de cada sinal, sem a mediação da escrita. Os últimos capítulos do livro apresentam novas tecnologias para educação e estratégias para a inclusão dos deficientes auditivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário